Regras de Utilização

Ir em baixo

Regras de Utilização

Mensagem por S3rgio em Ter Ago 17, 2010 10:01 pm

Regras de utilização do Club dCi
====================================

Tendo em conta que se pretende que o nosso fórum seja um espaço de integração, partilha de conhecimento, ajuda e amigável para os membros que sejam aficionados de dCi's, ou mesmo de outros Modelos/Marcas, são estabelecidas as seguintes regras de participação no mesmo:


1. Proibições
=============

Os utilizadores são livres de expressar as suas opiniões. Não obstante, não é permitido no Fórum (em qualquer forma – seja ela texto, imagem ou qualquer outro meio):

a) Conteúdos abusivos, ataques pessoais, palavrões, tons agressivos, ofensas, discursos provocatórios ou agressões verbais e promoção ou incentivo à violência;

b) Discursos discriminatórios seja por origem, raça, etnia, sexo, orientação sexual, identidade de género, cor, idade, estado civil, condição económica, convicção política ou filosófica, religião, deficiência física, imunológica, sensorial ou mental ou qualquer outra característica do indivíduo não antes mencionada;

c) Conteúdos obscenos, propostas de encontros sexuais, pornografia (imagens explícitas ou sexualmente orientadas, órgãos sexuais ou zonas envolventes, hiperligações, discurso sexualmente explícito ou orientado, etc.) ou conteúdos não apropriados para menores de 18 anos;

d) Referência, publicitação e/ou encorajamento de actos de pirataria;

e) Palavras, frases, expressões e comentários cujo significado e intuito não seja claro para todos os que lêem este Fórum e/ou se possam apresentar como possíveis ataques de forma indirecta ou velada a terceiros;

f) Spam, publicidade off-topic, mensagens tipo classificados (que não sejam na secção devida), cartas corrente, esquemas de pirâmide;

g) Conversas alargadas off-topic em tópicos temáticos;

h) A criação de tópicos sem um tema definido e título claro;

i) A combinação de convívios, encontros e actividades não oficiais que incentivem de forma directa ou indirecta a actos ilícitos (tais como corridas ilegais ou outros) que possam colocar o público em geral em perigo;

j) A utilização do Fórum por pessoas menores de 14 anos;

k) Mais do que um registo por pessoa (utilizador, CLONES). Caso seja descoberto, serão eliminadas todas as contas associadas ao individuo;

l) Nomes de utilizador com mais de 20 caracteres ou que contenham calão, sejam nomes de empresas ou entidades, nomes ou endereços de sítios na internet, endereços de correio electrónico ou que sejam uma tentativa de se fazer passar por outro utilizador já registado;

m) Assinaturas que
i) tenham mais de 6 linhas de texto com tamanho padrão;
ii) tenham uma ou mais imagens que no seu conjunto ultrapassem a dimensão de 500 pixeis de largura por 40 pixeis de altura ou 30KB;
iii) tenham uma ou mais imagens com o limite máximo referido no ponto anterior e mais de 2 linhas de texto com tamanho padrão;

n) Avatares com mais de 90 pixeis de largura por 65 pixeis de altura ou 14,6KB;

o) A utilização injustificada do sistema de comunicação de posts e/ou perfis à Moderação.


2. Sanções
==========

Os utilizadores que quebrarem as regras serão advertidos pela Moderação e banidos temporariamente à segunda quebra de regras, segundo este esquema:

1ª quebra: Aviso
2ª quebra: Ban de 15 dias
3ª quebra: Ban de 60 dias
4ª quebra: Ban Permanente

Exceptuam-se os casos que pela sua gravidade (e.g. ataques homofóbicos ou transfóbicos, propostas sexuais, registo com intuito de spam, etc.) impliquem um banimento imediato.


3. Moderação
============

a) Os administradores, moderadores gerais e moderadores locais têm acesso a um sub-fórum para discutir os mais variados aspectos da moderação, nomeadamente a pertinência de um tópico, se os tópicos obedecem às regras de conduta do Fórum estipuladas pela Direcção da Comunidade ClubdCI.com e a consequente remoção do post/tópico após aprovação da maioria dos moderadores nesse sentido;

b) Qualquer acto de moderação será apenas efectuado após a maioria dos moderadores ter alcançado um consenso, excepto quando a situação exigir uma acção imediata devido ao seu conteúdo ou desenvolvimento ou no caso de infracção clara;

c) Se houver falta de moderadores suficientes ou empate para desbloquear uma decisão da Moderação, os membros Fundadores decidirão em definitivo a sanção ou acção a efectuar;

d) Após qualquer acto da Moderação, como banimento ou remoção de tópicos/posts, por infracção das regras, um dos elementos da equipa de Moderação deverá enviar uma mensagem pessoal (PM) ao utilizador explicando a situação e sugerindo mudanças de comportamento no Fórum;

e) Qualquer contacto com a Moderação deve ser efectuado através de PM. Se surgir algum caso mais grave, o utilizador poderá contactar a Administração da Comunidade clubedCi.com.

A Moderação deste Fórum reserva-se o direito de remover ou alterar qualquer tipo de post/tópico que vá contra as regras do mesmo. As acções da Moderação serão comunicadas com aviso público ou privado à pessoa visada. Todas as alterações subsequentes, como remoção de citações ou respostas a posts moderados, serão efectuadas pela Moderação sem necessidade de aviso.

4. Publicidade
==============

a) não é permitida a publicidade (de qualquer tipo), não autorizada pelo ClubedCi.com, a empresas ou lojas/pessoas que disponibilizem produtos e serviços.
b) aquilo que é considerado publicidade ou apenas uma nota de carácter informativo (nas situações em que a menção de uma determinada empresa possa representar um benefício aos participantes do Fórum) será avaliado, caso a caso, pelo ClubedCi.com.
c) de igual forma, é expressamente proibida toda e qualquer publicidade a empresas concorrentes de patrocinadores oficiais do CluedCi.com, que contribuem para esta comunidade a troco da publicidade que exibem no Site/Fórum.

O incumprimento de qualquer uma destas regras poderá resultar na edição/remoção de mensagens, suspensão do infractor durante determinado período de tempo ou até mesmo à sua expulsão; a decisão de qualquer acção a tomar é da exclusiva arbitrariedade do ClubedCi.com.


5. FAQ / Regras de Conduta
==========================

O Portal da Comunidade é um recurso online oferecido gratuitamente, devendo os seus utilizadores respeitar as regras em vigor, que visam garantir o bom funcionamento e ambiente deste espaço. Todos os utilizadores deverão cumprir as regras do Fórum sem excepção e o ClubedCi.com reserva-se o direito de não admissão de utilizadores que não respeitem as suas regras ou que tenham agido de alguma forma lesiva contra o ClubedCi.com.

Entende-se por utilizador uma pessoa que se tenha registado, de modo a poder usar o Fórum de uma forma activa ou passiva. É necessário um registo para consultar o Fórum e para poder participar e para consultar as diversas areas. Além disso existem áreas dois tipos de áreas além das de acesso comum:
i) Área de Sócios (que está em desenvovimento e só será acessível quando a opção de sócios estiver funcional)
ii) Área reservada à Administraçáo/Moderação para debater assunto relacionados com o funcionamento do Portal
iii) Áreas lmitadas pela participação dos membros, tais como:
- Projectos ClubedCi (só acessível quando os membros atingirem um mínimo de 15 posts)


Categorias de utilizadores

Manutenção:

Founder/Administrator (responsável pela gestão e moderação global do Fórum)
Global moderator (capacidade para moderar qualquer sub-fórum)


6. Secção de APRESENTAÇÕES (Criação do tópico de apresentação)
================================================================

O membro de apresentar-se criando um tópico com o seguinte formato (exemplo):
Nome: Manuel Silva
Localidade: Chaves
Carro: Clio 2 Ph 2 dCi
Porque me registei no ClubedCi: Porque estou à procura de respostas a um problema do meu carro.
Como tive conhecimento do clubedCi: amigo que me indicou

6.1 Criação de tópicos - Generalizada

Os tópicos devem ser criados com um título claro e correcto de acordo com o tema a ser tratado, dentro do sub-fórum correcto, após a verificação de que não há ainda nenhum tópico sobre o mesmo assunto. Na eventualidade de nenhum dos sub-fóruns corresponder ao tema do tópico, devem-no colocar no sub-fórum GERAL. Os moderadores poderão mover o tópico para um sub-fórum que seja mais indicado. Exemplo de assunto na criação de tópico: Clio Mk2 Ph2 - Opinião do motor 1.5 dci

6.2 Normalização de criação de tópicos nas secções: Classificados, Projectos e Manutenção, Manutenção, Dúvidas, Problemas & Soluções

O que se pretende neste ponto é que a análise e leitura do tópico seja mais simplificada. Desta forma pretende-se que cada membro ao criar um tópico mencione o modelo e versão do carro ao qual se direcciona a pergunta:

EX: Clio MK2 PH2 - perde agua


7. Secção de Classificados
==========================

** IMPORTANTE **

Os tópicos a serem criados nos classificados deverão ter a seguinte nomenclatura, mediante o fim a que se destinam:
-[VENDO] Produto em causa (para VENDER algo)
-[COMPRO] Produto em causa (para COMPRAR algo)
-[INFORMO] Produto em causa (para INFORMAR sobre algo que pode ser transaccionado)
-[OFEREÇO] Produto em causa (para OFERECER algo sem contrapartidas)
-[TROCO] Produto em causa (para trocar algo... por outro artigo)
-[AJUDA] Produto em causa (para pedir informações ou conselhos sobre algo que possam querer transacionar)

EXEMPLO (o que devem colocar no campo ASSUNTO)
[VENDO] Clio mk3 1500dci

7.1. Sempre com o tipo de transacção antes da descrição do produto, e já agora com algum tipo de descrição (muitas vezes nem colocam o que estão a transaccionar no título). De igual forma deve ser evitado sempre que possível a utilização de Letras Maiúsculas.

Importante:

a) Utilizar o standard descrito em cima;
b) Usar a designação do tipo de transacção;
c) Descrever o artigo que estão a transaccionar;
d) Se possível, nunca usar letras maíusculas.
e) Obrigatoriedade de colocação de preço.
f) Responsabilidade e termo

Atenção à Alínea e): na colocação do topico deve constar um preço, não seguem mais preços por PM nem de outra forma, que não seja a descrita no topico.

Atenção à Alínea e): o user que coloca o topico é responsável pelo mesmo até a transação chegar a um termo, se for efectivada, deve ser alterado pelo próprio user de forma a dar indicação à moderação e à restante comunidade que determinado bem já não se encontra disponivel.

Exemplo:
[VENDIDO] ou [FINALIZADO] ou [CANCELADO]

7.2 Não serão autorizados negócios que envolvam artigos ilícitos.

7.3 A participação no forum é global, para evitar que apareçam users com a finalidade da oportunidade de negócio, os tópicos poderão ser apagados, a insistência por parte dos infractores pode conduzir a medidas que visem os interesses do ClubedCi.

7.4 Muito importante!!!
Serão apagados todos os novos tópicos que não sigam as regras descritas.

7.5 Vendas em Leilões ou Group-Buy's

** IMPORTANTE **

O ClubedCi oferece aos seus utilizadores, enquanto entidades particulares, um espaço em que podem transaccionar artigos. Dai que não serão permitidas vendas em serie, oferta de serviços nem referencia a empresas. Caso algum user deseje efectuar uma venda em série ou combinar uma compra de produto(s) em grupo de forma a beneficiarem com o preço final, terá que ser criado um tópico no fórum "Group-Buy" da secção Membros & Sócios o qual deverá ter bem descriminado todos os detalhes da compra, preço, métodos de pagamento e métodos de entrega. Esse tópico será analisado pela moderação /administração e em caso de ter toda a informação correcta, então será APROVADO e os restantes membros poderão participar. É de bom senso que a pessoa que deseje criar um leilão ou Group-Buy (compra em série) que aquando da criação do tópico informe também a moderação/administração.


8. Função SEARCH (PESQUISA)
===========================

Antes de se criar um novo tópico deve-se primeiro procurar se o tema já foi tratado. Pode-se fazê-lo através:

- da pesquisa do Fórum (no topo da página, à esquerda)
- do Google via: “termo de pesquisa” site:clubedCi.com

Em caso de tópicos com o mesmo conteúdo, a Moderação poderá encerrar ou juntar o tópico repetido ao previamente existente.


9. Conteúdo dos posts
=====================

Não há um limite diário de colocação de posts, contudo relembramos que o mais importante é a qualidade da participação, e não a quantidade. Incentivamos que escrevam correctamente, de uma forma legível para todos os outros utilizadores. É aconselhável não fazer uso excessivo e incessante de emoticons, quebras de linha, cores e tamanho de letras demasiado grande. Quanto mais “complicado”, mais confuso se torna o texto, logo mais difícil de ler.

No caso do post ser ilegível poderá ser editado pela equipa de Moderação, sem aviso prévio, no que diz respeito à formatação mas não ao seu conteúdo.


10. Resolução de problemas
==========================

O ClubedCI.com é um espaço que foi criado para que se discutam variados temas, em especial questões relacionadas com os motores da Marca francesa Renault, para se tirar dúvidas ou obter apoio e para se conversar com inúmeros outros aficionados deste motor ou do mundo automóvel em geral. É do interesse de todos que se mantenha um bom ambiente, quer cumprindo as regras estipuladas quer usando sempre um discurso o mais sereno e diplomático possível, respeitando ao máximo todos os outros utilizadores e as pessoas em geral.

Se um utilizador se sentir ofendido deve imediatamente comunicar a situação a um membro da equipa de Moderação e evitar responder à situação de ofensa. Qualquer utilizador deste Fórum que por motivo algum insultar outro utilizador, poderá ser banido do Fórum. O mesmo se aplica a um utilizador que responda a insultos com insultos (a acção correcta quando se é insultado é comunicar aos moderadores em vez de se responder, utilizando o LINK "Report to moderator" existente em cada post/reply).

Pede-se a todos os utilizadores que, no caso de considerarem algum assunto menos bem resolvido pela Moderação, efectuem a respectiva exposição à Administração ou Direcção. Qualquer tópico aberto com um pedido de esclarecimento ou reclamação, será removido e considerado contrário às regras.


11. Secção de Parcerias e Acordos
=================================

Este sub forum serve para dar conhecimento de parcerias celebradas entre o ClubedCi e entidades terceiras, que podem ser de qualquer natureza, ou negócio.
Para manter os topicos navegáveis, devem ser colocadas perguntas, dúvidas, ou ideias que visem o interesse de todos, são fornecidos os contactos e os termos das parcerias, portanto são evitáveis certos e determinados tipos de comentários.


12. Secção de Projectos
=======================

** IMPORTANTE ** Esta secção tem acesso limitado a membros com pelo menos 15 posts de participação. **

Este local é dedicado principalmente aos projectos realizados pelos participantes do Fórum.

Cada participante pode criar um (e apenas um) tópico, por carro, com o seu projecto, no qual pode incluir fotos e vídeos (mesmo que também constem da secção que diz respeito a esses items). Apenas nesta secção é permitida a edição de mensagens, possibilitando que cada um compile todas as informações do seu projecto no início do tópico, facilitando assim a sua consulta.

Com o tempo esta pequena base de dados poderá ajudar novos membros, que ao identificarem num qualquer projecto algo que pretendem fazer possam contactar directamente essa pessoa para pedir pormenores, evitando a constante repetição de questões idênticas noutras secções.

Notem que qualquer membro pode aqui criar um tópico com informações do seu carro (ou de um carro de outro membro, a pedido deste), apenas um tópico por cada carro do membro, e seja que carro for. Como é óbvio, tendo esta secção a finalidade descrita em cima, gostaríamos que a maioria dos projectos aqui contidos dissessem respeito a um dci, mas não vamos impedir que coloquem um tópico sobre um projecto de outro carro, ou até que descrevam um projecto em mais do que um carro no mesmo tópico.

Estas regras visam apenas que esta secção mantenha um objectivo bem delineado e seja tão fácil de pesquisar quanto possível. Para colocar apenas imagens diversas, por favor usem a secção Multimédia.


13. Secção Off-TOPIC
====================
Esta secção serve para todos os assuntos não relacionados com o ClubedCi.

No entanto é importante relembrar que não serão toleradas mensagens:

a) com conteúdo calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade, ou que desrespeite a privacidade alheia;
b) com conteúdo que possa ser interpretado como de carácter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas;
c) com linguagem ou imagem grosseira, obscena e/ou pornográfica;
d) de cunho comercial e/ou pertencentes a correntes ou pirâmides de qualquer espécie;
e) que caracterizem prática de spam.

Como tal qualquer mensagem neste tópico que não respeite as regras básicas de educação e decência será removida.

avatar
S3rgio
Administrador
Administrador

Mensagens : 2583
Data de inscrição : 17/08/2010
Idade : 31

http://clubdci.forumeiro.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum